Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
12 06
#SemTrabInfantil Uma triste realidade para as crianças

01:26 - MudaMais

 

Trabalhar é bom, mas tudo tem sua hora. Crianças não devem trabalhar. E quem diz isso é a legislação federal, no Brasil, proíbe pessoas abaixo de 16 anos trabalharem, exceto pela condição de aprendiz. E, mesmo como aprendiz (condição que segue uma série de regras específicas), só é possível trabalhar acima dos 14 anos.

Infelizmente, essa lei não condiz com a a realidade brasileira. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada dez crianças trabalha hoje em dia. É muita coisa! São muitas crianças perdendo cada vez mais o seu direito de… serem crianças.

E é possível perceber isso em vários momentos. Hoje, no Dia dos Namorados, por exemplo, observe quantas crianças que, ao invés de estarem brincando ou estudando, estão vendendo flores.



Chega até ser irônico, não?

“Infelizmente temos que rever nossa posição confortável. Treze setores da economia brasileira foram citados em uma lista global de produtos feitos com trabalho infantil e forçado elaborada pelo Departamento de Trabalho dos EUA”, diz a ativista Samantha Shiraishi em seu blog.

Com esses dados, é bem provável que você já tenha consumido algum produto feito por crianças. As consequências disso podem ser das mais variadas. Mas, no mínimo, significa que alguém passou a infância trabalhando e perdeu oportunidades de ser criança. Isso sem falar de quando os estudos são prejudicados e as consequências são ainda mais graves.

A questão é que todos nós devemos agir e fazer algo a respeito. Podemos pegar toda essa energia do rock and roll e transformá-la em ativismo, dando sentido à palavra EcoRockalista.

Você pode atuar de diversas maneiras, ajudando a conscientizar pessoas e dizendo cada vez mais “nãos” a esse modelo de trabalho. Amanhã, por exemplo, entre as 14h e 16h irá rolar um tuitaço com a hashtag #semtrabinfantil. É uma chance de mostrar esses problemas para a sociedade ao seu redor.
Comentários:
0
#semtrabinfantil | pro-menino | trabalho infantil

Deixe seu comentário