Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
29 11
Pelo mundo sobre duas rodas

10:39 - MudaMais



Em vez de vestir terno e gravata, pegar uma pasta executiva e ir atrás de emprego em um grande escritório de advocacia, ao terminar a faculdade de Direito, o paulista Arthur Simões, de 29 anos, decidiu fazer diferente. Trocou o traje formal pela roupa de ciclista e colocou o pé na estrada. Ou melhor, as duas rodas. Assim, realizou seu sonho de dar a volta ao mundo em bicicleta e agora quer nos levar em sua garupa com o lançamento do livro O Mundo ao Lado, onde reúne as melhores histórias dos três anos e dois meses em que percorreu 46 países de cinco continentes.

A viagem começou em 2006, quando Arthur tinha só 24 anos. Tudo foi registrado no diário que manteve na internet, o Pedal na Estrada. Para o livro que lança esta quarta-feira (30), Arthur escreveu relatos inéditos e revisitou as melhores histórias do roteiro que privilegiou países pouco visitados pelos turistas e o aprofundamento na cultura da população local. Para alcançar esse objetivo, Arthur procurava hospedar-se na casa dos moradores e evitava hotéis e pólos turísticos.

Além disso, o livro está focado em como o viajante superou as dificuldades. E, segundo Arthur, aconteceu de tudo (como era de se esperar numa aventura desse tipo): acidentes, doenças, choques culturais, além da falta de grana e de companhia.

Entre os lugares impressionantes visitados por Arthur estão a cidade de Machu Picchu, no Peru; o deserto do Atacama, no Chile; Karakoram Highway, no Paquistão; e as cidades de Pasárgada e Persépolis, no Irã. De sua volta ao mundo Arthur reuniu um acervo de mais de 40 mil imagens. Hoje ele se dedica à fotografia.

Cicloativismo. Projetos como o de Arthur ajudam a difundir pelo mundo o cicloativismo, que tem crescido por conta da questão ambiental e do colapso no trânsito das grandes cidades, cada vez mais cheias de veículos. No mundo da música, o embaixador dessa causa é ninguém menos que David Byrne, fundador da banda nova-iorquina Talking Heads e produtor musical.

Ele também transformou sua experiência como defensor do uso da bicicleta em livro, Diários de Bicicleta, que fala sobre a utilização de meios alternativos ao carro para se viver em grandes cidades. No julho deste ano, Byrne esteve na Feira do Livro de Paraty (RJ) divulgando o seu trabalho. E, claro, aproveitou para dar umas pedaladas em solo brasileiro.


Serviço
Lançamento do livro O Mundo ao Lado, de Arthur Simões
30 de novembro, a partir das 19h
Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1.731, Jardins
Comentários:
8
Arthur Simões | Atacama | bicicleta | Chile | cicloativismo | David Byrne | Irã | Mudamais | O Mundo ao Lado | Pedal na Estrada | Talking Heads

Deixe seu comentário

comentários (8)