Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
25 07
Olimpíada de Londres: a primeira sustentável de todas

05:00 - MudaMais

Um dos eventos esportivos mais tradicionais do mundo ganha sua primeira versão sustentável. Em parceria com BioRegional e WWF, foi criado um guia de princípios e estratégias que devem ser seguidos durante o período inteiro das Olimpíadas de Londres: Towards a One Planet Olympics 2012 (em tradução livre: frente à uma olimpíada de “um planeta”). Nesse documento, destaco uma frase que melhor sintetiza o objetivo desse projeto:
Nós temos apenas um planeta; Londres 2012 respeitará seus limites ecológicos, sua diversidade cultural e criará um legado para o esporte, o meio-ambiente e a comunidade local e global.

Assim como um festival de música, todos os aspectos relacionados às Olimpíadas tiveram uma preocupação quanto ao seu impacto ambiental:

Estádios: onde fosse possível, utilizar os já existentes (Wimbledon, por exemplo) ou adaptar locais públicos com a instalação de estruturas temporárias, como é o caso do Hyde Park e Greenwich Park.

Viagem: sabendo do grande movimento que a cidade teria não só com turistas, mas com os próprios moradores, o transporte público (principalmente o metrô) teve sua capacidade expandida, além da oportunidade de conscientizar as pessoas de que  Londres é uma ótima cidade para caminhar e andar de bicicleta. Esse programa se chama Active Travel.

Alimentação: de acordo com o documento estabelecido em 2009 (Food Vision), as Olimpíadas possuem padrões exigentes na distribuição e venda de alimentos: higiene e segurança, escolha e equilíbrio (no que diz respeito a variedade), fornecimento, gerenciamento de desperdício, habilidades e educação (no que se refere a treinamento das pessoas que trabalharão nessa área).

Trabalho com comunidade local: esse programa visa a inclusão social das comunidades marginalizadas nos projetos de revitalização das áreas que serão palco de atividades para os jogos olímpicos.
Comentários:
0
jogos olímpicos | olimpíada de londres | olimpíadas de londes | olimpíadas sustentáveis

Deixe seu comentário