Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
13 07
Dica de blog de sustentabilidade: E esse tal Meio Ambiente?

06:08 - MudaMais

A inspiração do Movimento EcoRockalista é a contestação e a atitude por um mundo melhor. É por isso que curtimos iniciativas de pessoas como o  blogueiro Diêgo Lôbo,  que fez da sua inquietação pessoal motivação para levar informação sobre assuntos ambientais, inserindo-os no dia-a-dia das pessoas.

O que te motivou a criar o blog?

O “E esse tal Meio Ambiente?” é fruto de uma inquietação minha de que precisava fazer algo para ajudar as pessoas a entenderem e, talvez, se preocuparem com as mesmas questões que passei a atentar. No início era só um desejo mesmo, pois não sabia como levá- lo para frente. Foi somente quando comecei o curso de comunicação na Universidade que percebi que o que precisava era de uma ferramenta ágil, barata e que pudesse se adaptar ás minhas necessidades. O blog foi a resposta mais imediata a essa inquietação

Há quanto tempo você tem o blog e quais são os frutos desse trabalho? 

O blog acabou de completar três anos (convenientemente, o criei no dia 5 de junho, Dia
Mundial do Meio Ambiente
). Desde então, juntos com outros jovens que acabaram entrando
no projeto (hoje somos nove), temos trabalhado duro para mantê-lo sempre antenado. Como resultado desse trabalho já fomos ganhadores em concursos de blog e projetos ambientais, fomos convidados a participar de palestras, ir a escolas e empresas, e tantas outras realizações não tão tangíveis. Certamente destacaria a publicação do livro do blog no ano passado, que foi lançado na Bienal do Rio e em São Paulo, e que tem a participação de muita gente bacana – entre os próprios autores e blogueiros convidados.

Há também conquistas pessoais que não teriam acontecido se não fosse pelo trabalho que desenvolvo no blog. Já participei de competições e diversos projetos de blogueiros que me levaram à Alemanha, Portugal, São Paulo e mais recentemente, à Rio+20.


Diêgo Lôbo sentado ouvindo a manifestante na Plenária do Povo na Rio+20.


E quais os planos para o futuro?

Estamos agora em um processo de planejamento para o futuro. Precisamos pensar em estratégias para ampliar o nosso público. Uma delas é a que já caminhamos em relação a novas ferramentas, como o livro. Mas apesar de usarmos a internet como principal via de trabalho, é interessante pensar na diversificação dos meios para alcançar cada vez mais pessoas. Parcerias com empresas e organizações são uma boa oportunidade para essa trabalho “offline”.

No mais, seguimos na conversa com outros blogueiros sobre como podemos potencializar o nosso trabalho, blogar em rede, unir esforços para cumprir nossos objetivos de inserir as questões ambientais no dia-a-dia das pessoas. Nesse ponto, destaco o Grupo de Blogueiros Ambientais, que reúne esses blogueiros. No último mês, tivemos um mini-encontro durante a Rio+20 e reacendemos essa discussão de como fortalecer esse grupo, torná-lo mais representativo e influente.

Qual a sua opinião em relação a iniciativas de conscientização ambiental através das novas mídias como o MudaRock?

Acho que elas cumprem um importante papel de trazer a questão ambiental para o cotidiano das pessoas. Assim como a missão do E esse tal Meio Ambiente?, acredito que vocês têm essa mesma visão de que é preciso fazer com que as pessoas, o cidadão comum, que não é militante, veja as questões relacionadas ao meio ambiente como parte dos problemas sociais que enfrentamos em nosso país. A ideia é que da mesma forma que se usa Facebook e Twitter para acompanhar o que os artistas estão falando ou notícias oficiais dos times de futebol, possamos mobilizar pessoas por causas que têm grande importância e que afetam a todos nós. Mídias sociais estão aí, continuarão evoluindo, e precisamos usá-las cada vez mais para defender as boas causas.

Quer saber mais sobre esse tal meio ambiente e o que você pode fazer por ele? Acompanhe o Blog e as novidades pelo twitter e fanpage. Outra dica é divulgar o download dos EcoRockalistas, a cada download 1 árvore é plantada.
Comentários:
0
blog de sustentabilidade | dica de blog de sustentabilidade | Diego Lobo | E esse tal meio ambiente

Deixe seu comentário