Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
16 03
Dez países que investem alto na tecnologia verde

12:13 - MudaMais

Com o objetivo de avaliar o investimento em tecnologias limpas que garantirão a revolução da sustentabilidade neste século, o WWF e a consultoria Cleantech fizeram o levantamento Global Cleantech Innovation Index, que lista os dez países mais avançados em inovações verdes.

Os primeiros lugares ficaram com países pequenos, mas de grande potencial para contribuir com um mundo mais sustentável. A Dinamarca ficou no topo da lista por seu apoio a novos negócios que desenvolvem tecnologias limpas. São dados incentivos até que o conhecimento se torne lucrativo e benéfico para a economia e o meio ambiente. O país tem um plano de redução de emissões em 40% até 2020, meta que alavancou o setor de energia eólica. Copenhague foi a primeira capital do mundo a ter empréstimo de bicicletas público.

O segundo lugar ficou com Israel, que desde a década de 50 desenvolve tecnologias ambientais para lidar com o déficit de recursos energéticos e a escassez de água. Por causa das relações delicadas que tem com os países produtores de petróleo do Oriente Médio, Israel precisou buscar alternativas e apostou na energia solar – usada atualmente em 90% das residências. Além disso, Israel é o país que investe mais recursos no tratamento e reciclagem de água.

Em terceiro ficou a Suécia, onde o governo oferece financiamentos gordos para pesquisas em tecnologias limpas e a tradição no desenvolvimento de soluções ambientais está presente em vários setores.

A lista segue com Finlândia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Irlanda e Reino Unido. O Brasil ficou em 25º lugar, considerado um país de cultura empresarial forte, mas com pouco investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes.

O estudo avaliou 38 países a partir de 15 indicadores. A área de geração de energias renováveis se destacou como a que recebeu mais incentivos.
Comentários:
1

Deixe seu comentário

1 comentário

  • Srs.Somos uma ONG ambiental e reoalzamis projetos sustente1veis em Jaguarifana, sendo um dos projetos ligados a um parceiro que consta do Green Book (GCE Papeis).Gostaria de informae7f5es de como a ONG Trilhos do Jequitibe1 possa fazer parte Green Book .Hile1rio ArgemiroSecrete1rio Administrativo(19) 8147-5911