Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
05 07
Dica de blog de sustentabilidade: Coluna Zero

05:03 - MudaMais

E se suas viagens com os amigos virassem um blog e lhe rendesse um prêmio internacional? Dando sequência a nossa série de dicas de blogs de sustentabilidade, conheça a história do Bruno Rezende e do blog Coluna Zero.

O que te motivou a criar o blog?

A indignação. Desde que eu era apenas um estudante de Propaganda e Marketing, percebia que todo aquele estudo que fazíamos para atrair o consumidor, como forma de estimular o consumo desenfreado, afetava de forma direta ou indireta o meio ambiente e todas as camadas da sociedade. Na verdade o Coluna Zero começou com uma proposta bem simples, mas acabou seguindo rumos bem complexos. A proposta inicial era somente ter um lugar para centralizar os vídeos de algumas viagens que eu fazia com amigos, mas dias depois do blog entrar no ar a minha filmadora quebrou. Então resolvi por em prática a antiga ideia de escrever textos descontraídos, mas críticos, sobre assuntos que eu não via na imprensa tradicional e nem em outros blogs, que fossem além da proteção ambiental mostrando os reais causadores da degradação ambiental e social que tanto discutimos nos dias de hoje.

Há quanto tempo você tem o blog e quais são os frutos desse trabalho?

O blog está no ar desde setembro de 2009 e espero que continue. Como publicitário, eu poderia citar o prêmio The BOBs como maior fruto (o blog levou o prêmio de melhor do mundo sobre mudanças climáticas). Esse reconhecimento internacional foi muito gratificante, mas não é mais importante do que a credibilidade e o respeito adquirido com o tempo. Acredito que para um blogueiro não há nada melhor do que saber que alguns dos seus textos são replicados na mídia, em publicações de escolas, universidades e até em livros didáticos. Sem contar os leitores que compartilham das mesmas opiniões. Saber que seu conteúdo é enriquecedor para alguém é uma realização diária.

 Arquivo Pessoal: Bruno Rezende (@ColunaZero) na premiação do The Bobs


Quais são os planos para o futuro? 

Pretendo manter o blog, mas gostaria de adaptá-lo para outras linguagens, principalmente a infanto juvenil. Na escola aprendemos desde cedo sobre preservação ambiental, mas não nos ensinam a não sermos consumistas. Isso não faz sentido. Gostaria de desenvolver um projeto específico para escolas, além de adaptar o conceito do blog para outras plataformas, como forma de atingir o público que ainda não acessa a internet.

Qual a sua opinião em relação a iniciativas de conscientização ambiental através das novas mídias como o MudaRock?

O MudaRock é um projeto interessante porque é inovador. Em tempos de “Sustentabilidade” e de muitas desinformações, você ser inovador, transmitir informação – ao invés de notícias – e acima de tudo, ser verdadeiro é indispensável para engajar a sociedade em qualquer causa. As novas mídias estão deixando as pessoas mais informadas, mais críticas e com menos paciência com as ideias e conceitos que não as favorecem. O próximo passo será fazer com que elas pensem mais no próximo e menos no próprio umbigo. Com projetos sérios e inovadores, eu acredito que ainda chegaremos a esse patamar de consciência.

Acompanhe as aventuras e insights do Bruno no blog, twitter e fanpage.
Comentários:
0
blog de sustentabilidade | Bruno Rezende | Coluna Zero | dica de blog de sustentabilidade | The Bobs

Deixe seu comentário