Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
31 07
Projeto troca caixinhas Tetra Pak por telhas

05:46 - MudaMais

As embalagens Tetra Pak são importantes aliadas na conservação de alimentos. Lembra quando comprávamos o leite em saquinhos  e tínhamos que esperar o caminhão de entregas do dia passar?

Toda esta facilidade tem o seu preço, no caso, impacto ambiental. O tempo de decomposição na natureza de uma caixa Tetra Pak é de cerca de 100 anos, imagine quantas caixas desta você consome ao longo da vida? Por isso é importante dar um destino correto a essas embalagens.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas podem ser recicladas. E para promover a coleta seletiva deste material que a Tetra Pak promove troca de embalagens pós-consumo por telhas no Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto “Arquiteto de Família“, realizado em parceria com a Ong Soluções Urbanas.

Funciona assim: mensalmente acontece no Morro Vital Brazil, no Rio de Janeiro, a Feira de Trocas Solidárias, iniciativa que reúne também o Instituto Vital Brazil e a Leroy Merlin. Para adquirir as telhas, as famílias da região podem trocar embalagens longa vida pós-consumo pela moeda social “trocado vital”. Cada quatro embalagens (caixinhas de leite, molho de tomate, suco, leite condensado e outros) equivalem a um trocado vital e a telha vale cinco trocados.

A troca das embalagens da Tetra Pak por “trocado vital” acontece desde setembro de 2011. Todo material recolhido é enviado à empresa Recicoleta, que transforma embalagens em telhas ecológicas. Desde o início da ação já foram arrecadadas mais de 20 mil embalagens na Feira de Trocas Solidárias.

Com isso todos ganham, a comunidade que tem acesso a telhas mais leves e com um melhor conforto térmico, e o meio ambiente, poupando os nossos já saturados aterros sanitário.
Comentários:
0
Arquiteto de Família | caixas longa vida | Feira de Trocas Solidárias | Instituto Vital Brasil | Leroy Merlin | Morro Vital Brazil | reciclagem Tetra Pak | tetra pak

Deixe seu comentário