Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / MudaMais
09 10
Plataforma Ambiental 2012

06:00 - MudaMais - Por: Aline Kelly

Época de eleições e vários desafios se depositam na frente tanto do eleitor. Quem são os candidatos, o histórico de cada um e, principalmente, as metas que foram impostas caso eles sejam escolhidos para o mandato são as dúvidas mais recorrentes dos cidadãos (e nem sempre elas estão disponíveis ou possuem fácil acesso para consulta).

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), ajuda bastante tanto o eleitor indeciso quanto o próprio candidato. A Plataforma Ambiental 2012, já disponível para download, é um documento que dá várias orientações referentes a questões ambientais.

A ideia é que o cidadão entregue esse “guia” para o candidato em que irá votar (por e-mail ou até mesmo pessoalmente, por que não?). A iniciativa, por sua vez, acaba se tornando um incentivo para o próprio candidato, já que lá constam propostas baseadas em cinco eixos: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico. A introdução do documento é bem direcionado:
A mobilização da sociedade civil para a proteção do Bioma Mata Atlântica, Patrimônio Nacional Brasileiro, faz parte da história da Fundação SOS Mata Atlântica, que vem, ao longo de sua existência, somando esforços com o movimento ambientalista e diversos setores da sociedade, na luta pelo meio ambiente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida.

Mas é claro que não adianta apenas entregar o documento. O papel do eleitor, além de praticar a cidadania do voto, é acompanhar todas as ações do candidato escolhido, assim como cobrar por todas as metas que ainda não foram cumpridas, tendo a certeza de que elas serão realizadas no prazo estabelecido e, o mais importante, dentro do mandato dele.
Continue lendo

Comentários:
0
Tags:
anamma | associação nacional de órgãos municipais de meio ambiente | candidato | eleições | eleitor | frente parlamentar ambientalista | Fundação SOS Mata Atlântica | plataforma ambiental 2012 | vovo

20 09
Ações para o Dia da Árvore

06:16 - MudaMais - Por: José Luiz Brandão

Mais do que comemorar, é preciso conscientizar. Mas também não basta alertar, é preciso arregaçar as mangas e fazer. Para celebrar o Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, destacamos duas ações que certamente farão diferença durante essa semana.

Faça Parte da Paisagem – Plante Árvores: a Fundação SOS Mata Atlântica vai distribuir 120 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em praças de pedágio e postos de serviço de 8 rodovias do Estado de São Paulo: Anhanguera (Km 67), Ayrton Senna (Km 29,5), Bandeirantes (Km 34 e 72), Castelo Branco (Km 30, 53 e 72), Dutra (Km 165 e 204), Imigrantes (Km 15), Fernão Dias (Km 65,7) e Dom Pedro I (Parque D. Pedro Shopping). As mudas entregues terão instruções de como cultivá-las corretamente, juntamente com um folheto com informações sobre algumas Unidades de Conservação da Mata Atlântica próximas às estradas. Por esses mesmos folhetos, a Fundação vai convidar as pessoas a dividirem o progresso do plantio das mudas recebidas nas redes sociais.



Dia de mobilização pelas Árvores: o Greenpeace está organizado uma mobilização online, no Dia da Árvore, para promover a campanha contra o desmatamento. Uma petição foi criada para reunir assinaturas para um projeto de lei cujo objetivo é cessar de uma vez por todas essa destruição que dura há tantos anos.

Continue lendo

Comentários:
0
Tags:
dia da árvore | dia de mobilização pelas árvores | faça parte da paisagem | Fundação SOS Mata Atlântica | greenpeace | Liga das Florestas

18 09
Semana da Mobilidade

05:58 - MudaMais - Por: José Luiz Brandão

São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, vem sofrendo com o velho e irritante problema de trânsito e a falta de infraestrutura no transporte público. Agora que o Brasil são os olhos da menina por causa da próxima Copa do Mundo, o governo tenta correr atrás do prejuízo com projetos emergenciais para expandir linhas de metrô e trem. Mas é só um exemplo do que também ocorre em outras capitais e cidades metropolitanas do país.

Há alternativas para fugir do caos criado pelos carros e elas podem ser facilmente executadas. Para ajudar a promover esse tipo de conscientização, a Semana do Mobilidade acontece em dez cidades (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo, em SP; Juiz de Fora, MG; e Salvador, BA), de 16 a 22 de setembro de 2012. É nessa semana que também é comemorado o Dia Mundial do Carro (22), instituído pela França há mais de dez anos. A programação em todas as cidades são extensas, sempre colocando a mobilidade urbana como tema principal. Confira a agenda de cada uma delas.

Um outra iniciativa interessante está disponível para complementar o movimento: “O governo da minha cidade não colabora”. Imprima, escreva como você vai para o DMSC e publique a foto com o cartaz na página do Facebook.
Continue lendo

Comentários:
0
Tags:
dia mundial sem carro | dmsc | semana da mobilidade

13 09
Festival Cultivar

06:31 - MudaMais - Por: Aline Kelly

Celebrando as árvores e a natureza da cidade”. Essa é a frase que simboliza e destaca o objetivo do Festival Cultivar, já em sua terceira edição, entre 17 a 23 de setembro. É a semana em que várias datas importantes para o meio-ambiente são comemoradas: Dia da Árvore (21), Dia Mundial Sem Carro (22) e, claro, o início de uma estação que deixa qualquer lugar mais bonito e colorido: a Primavera (23).

O evento, pela primeira vez, acontecerá em três espaços públicos da cidade de São Paulo: Parque da Luz, Parque Buenos Aires e Parque Lions Clube Tucuruvi. Em cada um dos locais, haverá uma programação especialmente dedicada à celebração ao verde: exposição acervo de árvores, observação de aves, pintura de árvores com tinta e terra e até contação de história.

Você também pode acompanhar pelo twitter @cultivarfest e participar com #festivalcultivar.



 
Continue lendo

Comentários:
0
Tags:
árvore | festival cultivar | parque | são paulo

11 09
Google Donate – Doe Dinheiro Sem Dar Dinheiro e outras boas ideias no Creative Sandbox Brief

05:37 - MudaMais - Por: Aline Kelly

Sabe aquela boa ideia que você acaba não tirando do papel por falta de recursos? O Google lançou um desafio e irá dar uma forcinha para os “professores Pardais” de plantão. É o Creative Sandbox Brief que está com inscrições abertas até o dia 14/09/12.

Neste ano, o objetivo é de reunir ideias inovadoras que usem criatividade e tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Para participar, é preciso desenvolver uma proposta que utilize um dos produtos do Google e que tenha o potencial de melhorar a vida das pessoas.

Tem muita ideia bacana, mas vale o destaque para o Google Donate, um site em que os usuários podem comprar ou vender serviços entre si, e o dinheiro arrecadado seria revertido para as ONGs cadastradas. Uma maneira bem legal de fomentar o voluntariado.


E tem mais: a melhor ideia vai levar R$ 35 mil e uma viagem aos Estados Unidos para o autor realizar sessões de coaching no Google. Tem alguma ideia guardada na gaveta? Corra que o prazo está acabando.

 
Continue lendo

Comentários:
0
Tags:
creative sandbox brief | Google | google donate

anterior
próximo

Arquivos

2011