Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / Ecomúsica
22 05
O que é um selo independente?

07:46 - Ecomúsica

Você já deve ter ouvido o termo “selo independente”, certo? Mesmo porque é cada vez mais comum falar sobre artistas independentes, algo que sempre revolucionou o mundo da música.

Mas, você sabe exatamente o que é um selo independente? Nós vamos explicar, mas antes é necessário dizer o que é um selo fonográfico.

Todos os discos são produzidos por alguma gravadora, que pode ser uma das gigantes  (como Sony, EMI, BMG, etc) ou uma independente e até mesmo caseira.

Assim como toda corporação de mídia, as grandes gravadoras são poderosas no mercado fonográfico. Mas, antigamente elas eram ainda mais influentes e precisavam distribuir seu trabalho em vários segmentos.

Da mesma maneira que existem vários gêneros de música, também há diversos públicos e mercados consumidores. Por isso, muitas das gravadoras gigantes se ramificam em empresas menores chamadas “selos”, que focam em públicos específicos.

Mas um selo não é necessariamente fruto de uma grande gravadora. E ai entram os “selos independentes”, que focam em públicos específicos e não dependem de uma grande corporação para lançar seus trabalhos.

 

Ainda há muitos artistas, como o famoso Jack White e até mesmo o Emicida, que lançam selos próprios e dão espaço e apoio para outros músicos.

É claro que ter um selo independente dá várias vantagens, como maior liberdade e o poder de fugir dos grandes padrões comerciais. No entanto, também há as desvatagens de não ter o apoio nem a renda de uma grande empresa. Tem que se virar bastante!

E por que tem cada vez mais selos independentes nascendo por aí, assim como artistas apostando nisso? Porque, graças à uma série de coisas, principalmente a internet, hoje uma banda tem cada vez mais chances de se dar bem com um público específico.

A web permite que as pessoas conheçam muitas coisas diferentes e encontrem músicas do seu gosto – sem precisarem ser convencidas por grandes empresas. Por outro lado, os artistas têm na internet uma infinidade de possibilidades de divulgarem o seu trabalho e encontrar seus fãs – por mais específicos que eles sejam.

É o que vemos com as bandas que liberam seus discos de graça na internet e ainda encontram várias formas de promover um bom trabalho.

E é só na internet mesmo que você conseguir reunir tantos artistas, regravar músicas de um ícone como Erasmo Carlos, e ainda disponibilizar tudo isso de graça, plantando uma árvore a cada download. É o que nós do MudaRock fazemos aqui!
Comentários:
0
Emicida | gravadora independente | jack white | o que é selo independente | selo independente

Deixe seu comentário