Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / Ecomúsica
24 05
Discografia Comentada: “Você Me Acende”, de Erasmo Carlos

07:12 - Ecomúsica

É com muito orgulho que damos continuidade à “Discografia Comentada” do Erasmo Carlos no MudaRock. Convidamos blogueiros de música para comentarem os discos do Tremendão e suas diferentes fases.

Hoje nós chamamos a Izabela Costa, do @perdidosnoar, um blog/podcast sempre atualizado e com ótimos textos de um monte de gente que ama música falando sobre o tema. Ela escolheu “Você Me Acende”, o segundo disco da carreira de Erasmo, lançado há 46 anos! Na época, o mundo era outro e o Tremendão consegue retratá-lo muito bem em um disco animado, que já contava com parcerias como a de Roberto Carlos.


Você Me Acende – 1966


De Izabela Costa, do Perdidos no Ar

Ouvir o disco Você Me Acende (1966), do ilustre Erasmo Carlos é, antes de tudo, se imaginar um “broto”. Sim, um daqueles bem descolados, tipo 100% brasa mora mesmo!

No segundo trabalho da carreira de Tremendão rola um pouco de tudo: gírias, frases soltas em inglês, cantadinhas ao pé de ouvido, mais gírias, alguns gritos roucos, uma voz mais forte acolá e por aí vai. E talvez seja por isso que eu o escohi, por saber que naquela bolacha estão gravadas as características mais intensas e pessoais possíveis de Erasmo Carlos em quanto Jovem Guarda.

Faixas como “Você Me Acende”, “Alô Benzinho” e “O Disco Voador”, além de terem letras românticas e cômicas ao mesmo tempo, reforçam a fase iê iê iê do músico, puxando aquele roquinho grudento, todo colorido e com influências de Jerry Lee Lewis e Little Richard.


“Deixa de Banca”,  se assim podemos dizer, é a mais eletrônica de todas as canções de Você me Acende. Isso, se levarmos em conta que os efeitos sonoros mais trabalhados daquela época eram restritos a instrumentos como a escaleta e o teclado, hoje já tidos como clássicos.

Mas, sem dúvidas nenhuma, a grande sacada do disco é a alternância nos comportamentos de Erasmo. A música “O Homem da Motocicleta” e o hit “O Carango”, a última de Nonato Buzar e Carlos Imperial, são ingenuamente sensuais, não só pela temática rebelde, mas também pelo charmoso vocal criado por Tremendão. No entanto, em “A Carta” e “Gatinha Manhosa”, o irreverente cantor se transforma num romântico e dedicado namorado, que deseja acima de tudo ter seu broto ao seu lado, sem brigas e com muitos beijinhos. As melodias calmas, que são embaladas por teclados, batidas suaves e baixo base, investem na pureza do amor, o que garante de vez a paixão de suas fãs.


Só que muita carícia enjoa. Sabendo disso, Erasmo jogou também um pouco de surf music, para dar uma agitada a mais na sequência de músicas. “S.O.S.” e “Cuide Dela Direitinho”, esta a mais dançante do disco, produz um suíngue imbatível a partir da soma de batidas uniformes, com os riffs animados e o baixo em movimento bomerangue: cresce e volta e cresce de novo e retorna mais uma vez.

“É Duro Ser Estátua” e “Peço A Palavra” aparecem como músicas de temáticas modestas, mas de arranjos bem elaborados. Respectivamente, as batidas mais desenvolvidas e a elevação do sax de cada canção transmitiram uma simplicidade única, que enfeitou o álbum de sinceridade e paixão. Você me Acende esquenta mesmo, já que quando começa a tocar, quem ouve não ousa – nem consegue – parar.

Siga o Perdidos no Ar:

Twitter @perdidosnoar | blog perdidosnoar.com.br | Facebook Perdidos No Ar



Por que começamos a série Discografia Comentada com Erasmo?

Ora, o Tremendão é o grande homenageado desde o primeiro ano de Movimento EcoRockalista e vários artistas estão regravando suas obras e disponibilizando o aúdio para download gratuito aqui no MudaRock. Começamos com Fresno e a canção Sentado à beira do caminho e agora estamos com a versão de Cachorro Grande para Sou uma criança, não entendo nada.

Corre lá e faça sua parte: a cada download, uma árvore será plantada.

Rock’n’Roll”, por  André Felipe de Medeiros, do @musicapave
“Você Me Acende”, por Izabela Costa, do @perdidosnoar
“Sexo”, Marcelo Coleto, do @leituramusical
Comentários:
0
Erasmo Carlos | izabela costa | perdidos no ar | tremendão | você me acende

Deixe seu comentário