Publicidade
MUDAROCK Saiba mais sobre o movimento Saiba mais sobre a ação Login/Cadastro
Home / Blog MudaRock / Ecomúsica
30 07
Bandas cada vez mais independentes

05:00 - Ecomúsica

Não é de hoje que as grandes gravadoras têm perdido sua fatia no mercado fonográfico. Os motivos já são velhos conhecidos, principalmente a tecnologia e a internet. Em decorrência disso, elas também estão perdendo o principal produto: as próprias bandas.

Com tantos recursos disponíveis para se divulgar e vender um trabalho, não é mais preciso estar atado às correntes ameaçadoras das grandes empresas. O caminho pode não ser o mais simples, mas pelo visto é o mais recompensador: trilhar seu caminho sozinho com a ajuda dos fãs através de crowdfunding ou criar sua própria gravadora ou selo (já até discutimos um pouco aqui no Mudarock sobre os selos independentes).

Cito duas bandas como exemplos que se encaixam perfeitamente nesse tipo de empreitada independente. O Garbage, banda famosa dos anos 1990 e que se apresenta no Planeta Terra Festival, depois de um longo hiato, retornou à ativa com o mais recente álbum, “Not Your Kind of People”, lançado pelo próprio selo da banda, Stun Volume. Em entrevista à Vanity Fair, Shirley Manson e Butch Vig se mostraram muito incomodados com a imposição da gravadora para que o grupo fizesse músicas mais pop e acessíveis, ao contrário do que eles já tinham composto. Isso mostra que independência diz respeito também à liberdade que o o artista tem em criar e produzir o que quiser. Veja a seguir cenas gravadas no estúdio durante os ensaios para a música “Battle In Me”:



O Metric, grupo canadense de indie rock liderado por Emily Haines, também declarou independência. Para gravar, divulgar e organizar a turnê do penúltimo trabalho, “Fantasies”, a banda criou uma empresa: Metric Music International. Tudo isso, claro, sem o apoio de nenhuma gravadora. O resultado superou as expectativas de qualquer um: o álbum vendeu meio milhão de cópias no mundo inteiro. O mais recente disco, “Synthetica”, acabou de ser lançado e está sendo divulgado no mesmo processo: independente e do jeito que a banda quer (inclusive no Instagram!). Confira o vídeo do primeiro single extraído desse álbum, “Youth Without Youth:

Comentários:
0
garbage | gravadora | metric | selo independente

Deixe seu comentário